Comunicações Coordenadas – Dia 16/08/2018 |
|||||
ID |
Trabalhos |
Autores |
Eixo |
Horário |
Sala |
4701 | CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA DE SKINNER NO PROCESSO EDUCATIVO | Sannya Maria Britto Côgo, Bárbara Fabris Barcellos, Chirlei de Fátima Rodrigues, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Isaura Alcina Martins Nobre, Maria Aparecida Rodrigues Campos | 1 | 13h30min às 15h30min | 1 |
4676 | CULTURAS JUVENIS: SOBRE AS PRODUÇÕES CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO | Sabrina Poloni Garcia | 1 | 13h30min às 15h30min | 1 |
4706 | TRABALHO, ATIVIDADE E ATIVIDADE PEDAGÓGICA: ALGUMAS RELAÇÕES POSSÍVEIS | Fabiany Cezário Torezani, Dayane Souza Gomes, Sandra Aparecida Fraga da Silva, Dilza Côco | 1 | 13h30min às 15h30min | 1 |
4715 | ANÁLISE DE PLANEJAMENTOS DE AULA BASEADA EM RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM USO DO QAIPS | Jéssica Schultz Kuster, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza | 2 | 13h30min às 15h30min | 1 |
4698 | FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA DEBATER TEMAS TRANSVERSAIS DA AGROPECUÁRIA: O CASO DAS FEIRAS ORGÂNICAS | Bárbara Fabris Barcellos, Rosieli Geraldina Merotto Foletto, Sannya Maria Britto Côgo, Sidnei Quezada Meireles Leite | 2 | 13h30min às 15h30min | 1 |
4719 | OPORTUNIDADES: A EXPERIÊNCIA DA OFERTA DE CURSOS DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE A DISTÂNCIA E SEMIPRESENCIAL PELA SECTI – ES | Aline Freitas da Silva Xavier, Renata Resstel, Angela Maria Bissoli Saleme, Solange M. Batista de Souza | 2 | 13h30min às 15h30min | 1 |
4642 | PLANEJAMENTO DE UMA AÇÃO COLABORATIVA VISANDO À CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PROPORCIONALIDADE | Andressa de Oliveira Faria Lorenzutti, Andre Luiz dos Santos, Maria Auxiliadora Vilela Paiva | 2 | 13h30min às 15h30min | 1 |
4613 | A CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS E O SEU “GUIA DE LEITURA (LER)”: OS VÍNCULOS ENTRE LEITURA, ESCRITA E CIVILIZAÇÃO (1947-1963) | Deane Monteiro Vieira Costa | 6 | 13h30min às 15h30min | 1 |
4738 | PESQUISA DE INTERVENÇÃO DO TIPO PARTICIPANTE COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO: UM EXPERIÊNCIA DE AÇÃO CONJUNTA “ESCOLA & COMUNIDADE” | Antonio Donizetti Sgarbi, Leonardo Bis dos Santos, Izabella Costa Santiago | 3 | 13h30min às 15h30min | 2 |
4633 | A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO A DISTÂNCIA | Gean Breda Queiros | 3 | 13h30min às 15h30min | 2 |
4708 | ALGUMAS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES PARA A FORMAÇÃO DO CONCEITO DE ÁREA E PERÍMETRO | Luanda Firme de Mello, Maria Alice Veiga Ferreira de Souza | 3 | 13h30min às 15h30min | 2 |
4714 | AMPLIANDO ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM: EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NUMA ESCOLA DE BOADYBOARD EM VILA VELHA – ES | Renata Subtil Torres, Chirlei de Fátima Rodrigues, Sidnei Quezada Meireles Leite, Manuella Villar Amado | 3 | 13h30min às 15h30min | 2 |
4697 | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: ALIANDO TEORIA E PRÁTICA NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR | Larissa Merizio de Carvalho | 3 | 13h30min às 15h30min | 2 |
4646 | AÇÕES COLABORATIVAS COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEITOS E PENSAMENTO ALGÉBRICO | Tatiana Bonomo Sousa, Maria Auxiliadora Vilela Paiva | 3 | 13h30min às 15h30min | 2 |
4627 | APROXIMANDO A MODELAGEM MATEMATICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRITICA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: MEDINDO O CONSUMO DIÁRIO DE ÁGUA | Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende | 3 | 13h30min às 15h30min | 2 |
4696 | ATIVIDADES EXPERIMENTAIS CONTEXTUALIZADAS POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE UM PROJETO INTERDISCIPLINAR E COM ENFOQUE CTSA DENOMINADO “CAMINHO DAS ÁGUAS” | Bárbara Fabris Barcellos | 3 | 13h30min às 15h30min | 3 |
4697 | APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: ALIANDO TEORIA E PRÁTICA NUMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR | Larissa Merizio de Carvalho | 3 | 13h30min às 15h30min | 3 |
4711 | BIOMON GO! PRÁTICA INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM FOTOGRAFIA | Emanuel de Souza Nardoto, Gisele Lourençato Faleiros da Rocha, Sidnei Quezada Meireles Leite | 3 | 13h30min às 15h30min | 3 |
4690 | CONSTRUÇÕES EM DANÇA DA BASE AO ACABAMENTO: DESENVOLVENDO HABILIDADES E FORMANDO PARA O ESPETÁCULO | Bianka Ribeiro, Márcia Gonçalves de Oliveira | 3 | 13h30min às 15h30min | 3 |
4631 | ENSINO DE DIAGRAMAS DE VENN: UMA PROPOSTA BASEADA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CONTEXTUALIZADOS | Ernane Angeli Luxinger, Lúcio Souza Fassarella, Aminadabe Farias Queiroz, Fabio Cardoso Moraes | 3 | 13h30min às 15h30min | 3 |
4665 | ESTUDO DE ENERGIA MECÂNICA COM O AUXÍLIO DO JOGO ANGRY BIRDS. | Lucas Chagas Fazolo, Adriano Nunes Oliveira Pinto, Angelita Alves Teixeira, Marcelo Esteves de Andrade, Janivaldo Pacheco Cordeiro | 3 | 13h30min às 15h30min | 3 |
4710 | FEIRA DE CIÊNCIAS NA PERSPECTIVA CTSA – UM OLHAR PEDAGÓGICO PARA O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA | Chirlei de Fátima Rodrigues, Lucas Antonio Xavier, Breno Rodrigues Segatto, Sidnei Quezada Meireles Leite, Bruna Carraro de Oliveira | 3 | 13h30min às 15h30min | 3 |
4643 | METODOLOGIAS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA | Tatiana Das Mercês | 3 | 13h30min às 15h30min | 4 |
4718 | MODELAGEM MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRITICA: UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM PROPÍCIO À INVESTIGAÇÃO E À DESCOBERTA | Mirelly Katiene Silva Boone, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira de Rezende | 3 | 13h30min às 15h30min | 4 |
4639 | PRÁTICA PEDAGÓGICA APLICADA À LUZ DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL | Ana Paula Azevedo Moura, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Isaura Alcina Martins Nobre, Michele Silva Da Mata Caetano, Rosieli Merotto Geraldina Foletto | 3 | 13h30min às 15h30min | 4 |
4700 | QUÍMICA DO AMOR – UMA ABORDAGEM PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA, NO DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NAS PRÁTICAS DO PIBID. | Sannya Maria Britto Côgo, Sandra Aparecida Duarte Ferreira | 3 | 13h30min às 15h30min | 4 |
4645 | SALA DE AULA INVERTIDA: METODOLOGIA ATIVA DE APRENDIZAGEM COM ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR | George Bassul Areias, Isaura Alcina Martins Nobre, Organdi Mongin Rovetta | 3 | 13h30min às 15h30min | 4 |
4629 | UM CURSO HÍBRIDO PARA O DESENVOLVIMENTO DE BONS HÁBITOS DE ESTUDO EM ESTUDANTES DA EPT | Kamila Scalzer | 3 | 13h30min às 15h30min | 4 |
4727 | UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR DA TEMÁTICA PECUÁRIA LEITEIRA NO ES, PARA O ENSINO DE CONCEITOS CIENTÍFICOS NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO | Ediane Santos Paganini | 3 | 13h30min às 15h30min | 4 |
4717 | AGRICULTURA ORGÂNICA E ALIMENTAÇÃO ESCOLAR: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA À LUZ DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS | Fernanda Rodrigues Weigert, Maria Aparecida Rodrigues Campos, Thalita Quinto Soares Ferreira, Yara Cândido dos Santos | 3 | 13h30min às 15h30min | Salão de Reuniões |
4721 | O “LÁPIS COR DE PELE” E SEUS CONFLITOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A PRODUÇÃO DE AUTO- RETRATOS DE ESTUDANTES E O PERTENCIMENTO RACIAL | Alinny Rodrigues Emerich Portela, Joel Almeida Neto, Edmar Reis Thiengo | 4 | 13h30min às 15h30min | Salão de Reuniões |
4689 | (RE)SIGNIFICAÇÃO E INSERÇÃO DE SABERES GUARANI NAS AULAS DE MATEMÁTICA: INVESTIGAÇÕES PARA UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA | Ana Paula Azevedo Moura, Ligia Arantes Sad, Claudia Araujo Lorenzoni | 4 | 13h30min às 15h30min | Salão de Reuniões |
4602 | A IMPORTÂNCIA DA HISTÓRIA DO ESPÍRITO SANTO PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CAPIXABA | Laryssa da Silva Machado | 4 | 13h30min às 15h30min | Salão de Reuniões |
4687 | A PRODUÇÃO DE CUPCAKES COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA BUSCA DA AUTONOMIA: UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA | Elcio Pasolini Milli, Flavia Fassarella Cola dos Santos, Bárbara Fabris Barcellos, Michele Silva da Mata Caetano | 4 | 13h30min às 15h30min | Salão de Reuniões |
4683 | O ESTUDANTE COM AH/SD E TALENTO LÓGICO-MATEMÁTICO: UM PERCURSO PARA A IDENTIFICAÇÃO E ENCAMINHAMENTOS | Isabelle Bueno | 4 | 13h30min às 15h30min | Salão de Reuniões |
4677 | OS SENTIDOS DE SER (TRANS) EDUCADORA SOCIAL | Rodrigo Bravin, Hiran Pinel | 4 | 13h30min às 15h30min | Salão de Reuniões |
4306 | PERCEPÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS SOBRE A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS DE ENSINO NÃO-FORMAL | Manoel Augusto Polastreli Barbosa | 4 | 13h30min às 15h30min | Salão de Reuniões |
Comunicações Coordenadas – Dia 17/08/2018 |
|||||
4729 | SIGNWRITING COMO RECURSO DE TRADUÇÃO E ACESSIBILIDADE PARA SURDOS EM DOCUMENTOS DIGITAIS | Daniela Gomes Gumiero | 4 | 13h30min às 15h30min | 1 |
4713 | ASPECTOS DE PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR DE UM JOVEM COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO IFES | Josué Rego da Silva | 4 | 8h às 10h 17/08/26 |
4 |
4681 |
O USO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE QUÍMICA, BIOLOGIA E MATEMÁTICA | Amanda Bobbio Pontara, Aminadabe de Farias Aguiar, Emerson Fraga Comerio | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
4 |
4709 | SURDEZ E EDUCAÇÃO: A QUESTÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA DE ALUNOS SURDOS EM CURSOS EAD | Allisson Roberto Isidorio, Gabriel Silva Nascimento | 4 | 8h às 10h 17/08/18 |
1 |
4703 | TOCANDO ESTRELAS: UM MODELO DE APLICATIVO MÓVEL ACESSÍVEL PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA A PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | Ana Carolina Sampaio Frizzera, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Fabrício Assis Trancoso, George Bassul Areias, Isaura Nobre, Ronaldo Leffler, Débora Alice Aguiar Carvalho da Silva | 4 | 8h às 10h 17/08/18 |
1 |
4605 | INTRODUÇÃO DE JOGOS EDUCACIONAIS COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | Jardielma Queiroz De Lima, Rebeca Encarnação Borlini, Eduardo Dos Santos Lopes | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
1 |
4737 | (RE)PENSAR O USO DE FERRAMENTAS EM CURSOS A DISTÂNCIA: CAMINHOS POSSÍVEIS NA EDUCAÇÃO DE SURDOS | Gabriel Silva Nascimento | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
1 |
4735 | A AUSÊNCIA DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS DE MARATAÍZES | Clóves Vicente Lins | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
1 |
4712 | ÁLGEBRA E GEOMETRIA: A UTILIZAÇÃO DO GEOGEBRA COMO ESTRATÉGIA PARA A VERIFICAÇÃO DOS SABERES DE LICENCIANDOS DE MATEMÁTICA SOBRE EQUAÇÕES DIOFANTINAS LINEARES | Nelson Victor Lousada Cade, Maria Auxiliadora Vilela Paiva | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
1 |
4686 | ANÁLISE DO CONSUMO DE VIDEOAULAS NO CURSO EXCEL BÁSICO EAD: DADOS DE FERRAMENTAS ONLINE, RELATÓRIOS TÉCNICOS E PESQUISA DE AVALIAÇÃO | Márcio Leandro de Menezes Santana | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
1 |
4627 | APROXIMANDO A MODELAGEM MATEMATICA NA PERSPECTIVA SOCIOCRITICA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA: MEDINDO O CONSUMO DIÁRIO DE ÁGUA | Silvana Cocco Dalvi, Oscar Luiz Teixeira de Rezende | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
2 |
4622 | CONSTRUÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM O USO DO SCRATCH PARA A POTENCIALIZAÇÃO DO RACIOCÍNIO LÓGICO MATEMÁTICO | Jane Maria da Silva, Vanessa Battestin Nunes | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
2 |
4707 | DESENVOLVENDO HABILIDADES BÁSICAS DE PROGRAMAÇÃO PARA PROMOVER ACESSIBILIDADE DE SURDOS EM CURSO DE PROGRAMAÇÃO A DISTÂNCIA | Monica Ferreira Silva Lopes, Gabriel Silva Nascimento, Lucineia Barbosa da Costa Chagas, Anne Caroline Silva, Márcia Gonçalves de Oliveira | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
2 |
4653 | DESENVOLVIMENTO DE UM PROTÓTIPO DE SOFTWARE EDUCACIONAL PARA AUXÍLIO NA APRENDIZAGEM DE GRAFOS EM DISCIPLINAS DE COMPUTAÇÃO | Jonathas Gonçalves Picoli, Rafael Vargas Mesquita, Thiago Machado Mendes | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
2 |
4632 | MODELAGEM DO CARREGAMENTO DE AVIÕES UTILIZANDO PROGRAMAÇÃO LINEAR EM CURSO DE LOGÍSTICA | Tamiris Moura Neves, Claude Killian Alvarenga | 3 | 8h às 10h 17/08/18 |
4 |
4640 | PROPORCIONALIDADE DIRETA E FUNÇÃO LINEAR: UMA EXPERIÊNCIA COM MODELAGEM MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 9º ANO | Flavia Fassarella Cola dos Santos, André Luiz dos Santos, Luciano Lessa Lorenzoni, Oscar Luiz Teixeira Rezende, Bruna Dalle Prane | 3 | 8h às 10h 17/08/18 |
4 |
4662 | ELABORAÇÃO DE UM SERVIÇO DE RECOMENDAÇÃO COLABORATIVA BASEADA EM MEMÓRIA | Thiago Machado Mendes, Rafael Vargas Mesquita dos Santos, Jonathas Gonçalves Picoli | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
2 |
4651 | FORMAÇÃO DE PROFESSORES: A LOUSA DIGITAL UTILIZADA NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | Regina Rosa Puppim | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
2 |
4650 | GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS: POTENCIAIS INTERAÇÕES NUMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA PLANA USANDO TABLETS | Fabricio Assis Trancoso | 5 | 8h às 10h 17/08/18 |
2 |
4655 | MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO | Luiz Antonio Roque Guzzo | 5 | 8h às 10h 17/08/19 |
2 |
4666 | O IMPACTO DE TABLETS E SMARTPHONES NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E DE CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL | Cayo Paulo Donatti, Thales Carreta Vescovi, Mariella Berger | 5 | 8h às 10h 17/08/20 |
3 |
4614 | O USO DO WHATSAPP NO ENSINO DA FÍSICA: APRESENTAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE FÍSICA UTILIZANDO O APLICATIVO WHATSAPP COMO RECURSO PEDAGÓGICO | Renata Perozini | 5 | 8h às 10h 17/08/21 |
3 |
4680 | PERFIL PROFISSIONAL DOS CURSISTAS NA MODALIDADE EAD | Tatielle Rocha de Jesus, Nardely Sousa Gomes, Renann Siqueira Custódio | 5 | 8h às 10h 17/08/22 |
3 |
4623 | PROPOSTA DE INTERVENÇÃO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA COM AUXILIO DE TECNOLOGIAS EM NUVEM | Aminadabe de Farias Aguiar Queiroz, Amanda Bobbio Pontara, Ernane Luis Angeli Luxinger | 5 | 8h às 10h 17/08/23 |
3 |
4688 | REFLEXÕES ACERCA DO USO DA AULA INTERATIVA ONLINE NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES | Silvana Cocco Dalvi, Mirelly Katiene e Silva Boone | 5 | 8h às 10h 17/08/24 |
3 |
4656 | REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA SOBRE MÍDIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO | Luiz Antonio Roque Guzzo | 5 | 8h às 10h 17/08/25 |
3 |
4705 | UTILIZANDO A COMPUTAÇÃO EM NUVEM NA ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS PARA FEIRAS DE CIÊNCIAS | Lucas Antonio Xavier, Breno Rodrigues Segatto, Chirlei de Fátima Rodrigues, Danielli Veiga Carneiro Sondermann, Lucinéia de Souza Oliveira | 5 | 8h às 10h 17/08/26 |
3 |
4704 | A INTEGRAÇÃO DE EDUCADORES E RESPONSÁVEIS POR ALUNOS COM DEFICIÊNCIA POR MEIO DA PROPOSTA DE UM SITE | Michele Silva Mata, Aline Freitas Xavier, Danielli Veiga Sondermann, Valquíria Ferreira Silva | 5 | 8h às 10h 17/08/27 |
3 |
4626 | ESPECIALIZAÇÃO TÉCNICA, MÉTRICA SERVQUAL E A QUESTÃO DA QUALIDADE | Marcelo Calderari MIGUEL, Gustavo de Oliveira ANDRADE | 3 | 8h às 10h 17/08/27 |
3 |