O Concefor

O Concefor é um evento científico anual de abrangência regional promovido pelo Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor), do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Em 2018 ocorrerá o V Concefor, que pretende, além de reforçar seu caráter regional, ampliar o seu alcance buscando contribuições nacionais e internacionais, que se justificam pelo crescente interesse da comunidade científica e acadêmica pelos temas relacionados à formação de profissionais da Educação, em geral, e da EaD, que permeiam os eventos do Cefor. A participação de pesquisadores internacionais se justifica pela oportunidade de se conhecer novas metodologias educacionais oriundas de países que vêm apresentando resultados inovadores sobre a aprendizagem de seus alunos.

O V Concefor ocorrerá nos dias 16, 17 e 18 de agosto de 2018 e terá como tema “Educação, tecnologias e inclusão: construindo saberes”. Esse tema foi concebido tendo em vista a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre novas estratégias e, também, novos mecanismos educacionais relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem que contemplem a introdução de novas tecnologias e metodologias nesse processo em uma perspectiva inclusiva. Isso porque, apesar dos avanços em torno do uso das tecnologias na Educação, ainda é um desafio o uso educacional dessas tecnologias de forma a promover a inclusão de pessoas com necessidades especiais.

Na atualidade, os recursos tecnológicos têm evoluído em alta velocidade necessitando-se, assim, que seus usos sejam difundidos, também, no âmbito educacional, tornando-se fundamental criar espaços de debate, reflexão e troca de experiências para abordagem dessa temática contemplando a inclusão. Sendo assim, justifica-se a execução desse projeto, especialmente pela estratégia de divulgação, reflexão, discussão e construção de conhecimentos sobre o uso de Tecnologias na Educação em uma perspectiva inclusiva, legitimando, dessa forma, o tema “Educação, tecnologias e inclusão: construindo saberes”.

Eixos Temáticos

  • Eixo 1 – Políticas educacionais e currículo.
  • Eixo 2 – Formação inicial e continuada de educadores.
  • Eixo 3 – Metodologias e Práticas Pedagógicas no contexto da Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica.
  • Eixo 4 – Educação não formal, Sustentabilidade, Diversidades e Inclusão Social.
  • Eixo 5 – Tecnologias Digitais no processo educativo
  • Eixo 6 – História e memória dos processos educativos.

Finalidades do evento

O V Concefor tem por finalidade fortalecer e ampliar o espaço de discussão e reflexão da comunidade acadêmico-científica sobre a formação, as práticas docentes, a EaD e a utilização de tecnologias na educação em uma perspectiva inclusiva. Além disso, visa a promover o encontro e a integração de pesquisadores, alunos de pós-graduação e professores para intercâmbio de experiências e divulgação de pesquisas científicas relacionadas às áreas de formação, EaD e tecnologias educacionais.

Para a sua realização, contamos com o apoio das Prefeituras da Grande Vitória-ES, da Secretaria de Educação do estado do Espírito Santo (SEDU) e algumas entidades científicas relacionadas à Educação a Distância e à Formação Inicial e Continuada de educadores, como a Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). O público-alvo desse evento é composto de alunos de pós-graduação, pesquisadores, professores e gestores que atuam no âmbito educacional e tecnológico. Dessa forma, a realização do V Concefor revela-se de grande importância para a educação em geral, tendo em vista proporcionar um espaço para o compartilhamento de ideias, pesquisas e experiências voltadas para a formação e a prática docente, perpassadas pela utilização de tecnologias educacionais.

A programação científica do evento constituir-se-á de palestras, mesas-redondas, minicursos e comunicações coordenadas. Para a submissão dos trabalhos serão propostos seis eixos temáticos, embasados nos quais serão aceitas, classificadas e distribuídas as comunicações coordenadas.