Nos anos de 2011 e 2012, o Ifes/Campus Serra sediou o I e o II Encontro de Informática na Educação, e ambos os eventos tiveram como proposta possibilitar reflexões e discussões quanto às pesquisas desenvolvidas nas áreas de Informática e Educação a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), realizados pelos alunos da turma de 2010 e 2011 do curso de Pós-graduação em Informática na Educação, ofertado na modalidade de EaD.
Em 2014, além do III Encontro de Informática na Educação, aconteceu simultaneamente o I Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo, ambos com o objetivo de realizar debates sobre as tendências que surgiam em tecnologias educacionais. Em novembro do mesmo ano, o Cefor/Ifes, atual denominação do antigo Cead, promoveu o I Seminário de Formação e Educação a Distância e, também, o VI Encontro de Capacitação Continuada – UAB.
Em maio de 2015, foi realizado o II Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo, junto ao qual também ocorreu o IV Encontro de Informática na Educação. E, seguindo a programação dos eventos dos anos anteriores, o Cefor/Ifes também realizou, no dia 28 de novembro de 2015, o II Seminário de Formação e Educação a Distância e o VII Encontro de Capacitação Continuada – UAB.
Em virtude do sucesso de crítica e de público das versões anteriores, no ano de 2016 o Cefor congregou, de forma regionalizada, todos os eventos anuais previstos em um único, englobando as temáticas que têm sido trabalhadas desde 2011, transformando-os em um Congresso Regional. Como no ano de 2016 seria realizado o III Seminário de Formação e Educação a Distância, decidiu-se nomeá-lo como III Concefor – Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, de forma a dar continuidade e não perder o histórico dos eventos anteriores. Dada a nova localização física do Cefor, em 2016, o III Concefor foi realizado em Vitória e passou a ser regional, ganhando maior abrangência com a temática “Metodologias inovadoras em educação para o século XXI” .
Em 2017, foi realizado o IV Concefor como o tema “Interconexões entre Educação e Tecnologias”, que teve como objetivo ampliar e fortalecer um espaço de discussão e reflexão da comunidade acadêmica de formação continuada e EaD sobre práticas pedagógicas e tecnologias educacionais, promovendo ações que contribuíssem para o alcance da interconexão entre educação e tecnologias. Para alcançar esse objetivo, no IV Concefor foram realizadas discussões sobre EaD e formação de professores, na perspectiva do uso da mediação tecnológica e das metodologias ativas e inovadoras. O evento proporcionou diferentes formatos de interação e debate entre os participantes, tais como mesas-redondas, palestras e grupos de trabalhos, com a presença de convidados, profissionais do Cefor e de outros campi do Ifes, todos especialistas do campo da educação, estabelecendo diálogo aberto com o público participante.
Em 2018, o V Concefor teve como tema “Educação, tecnologias e inclusão: construindo saberes”, que foi concebido tendo em vista a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre novas estratégias e, também, novos mecanismos educacionais relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem que contemplem a introdução de novas tecnologias e metodologias nesse processo em uma perspectiva inclusiva. A escolha de tal temática se deu porque, apesar dos avanços em torno do uso das tecnologias na Educação, ainda é um desafio o uso educacional dessas tecnologias de forma a promover a inclusão de pessoas com necessidades especiais. O V Concefor teve por finalidade fortalecer e ampliar o espaço de discussão e reflexão da comunidade acadêmico-científica sobre a formação, as práticas docentes, a EaD e a utilização de tecnologias na educação em uma perspectiva inclusiva. Além disso, visou a promover o encontro e a integração de pesquisadores, alunos de pós-graduação e professores para intercâmbio de experiências e divulgação de pesquisas científicas relacionadas às áreas de formação, EaD e tecnologias educacionais.
O VI Concefor ocorreu nos dias 04 e 05 de novembro de 2021 e teve como tema “Do caos à inovação: as transformações educacionais durante a pandemia”. Esse tema foi concebido tendo em vista a necessidade de uma reflexão mais profunda sobre novas estratégias e, também, novos mecanismos educacionais relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem que contemplem a introdução de tecnologias e metodologias em uma perspectiva inclusiva no contexto da Pandemia de Covid-19. Este evento teve por finalidade fortalecer e ampliar o espaço de discussão e reflexão da comunidade acadêmico-científica sobre a formação, as práticas docentes, a EaD e a utilização de tecnologias na educação, com vistas a promover o encontro e a integração de pesquisadores, alunos de pós-graduação e professores para intercâmbio de experiências, divulgação de pesquisas científicas e produções técnicas relacionadas às áreas de formação, EaD e tecnologias.