Programação

04/11/2021

08h30 – Momento Cultural – Orquestra Pop & Jazz do Ifes – Acesse o link da transmissão ao vivo
09h00 – Mesa de abertura – Acesse o link da transmissão ao vivo
10h00 – Palestra  Do caos à inovação: as transformações educacionais durante a pandemia – Dr. Daniel Mill – Acesse o link da transmissão ao vivo
13h30 – Painel de Produção Técnica – Acesse o link da transmissão ao vivo
14h30 – Mesa Redonda Contexto educacional do caos à inovação – Dr. Luis Otoni Meireles Ribeiro e Dra. Adriana Pionttkovsky Barcellos – Acesse o link da transmissão ao vivo
16h00 – Sessão Técnica – Artigos – Acesse o link da transmissão ao vivo (Eixos 1 e 3) | Acesse o link da transmissão ao vivo (Eixos 2 e 4)
17h00 – Encerramento com Momento Cultural – Acesse o link da transmissão ao vivo

05/11/2021

08h30 – Momento Poético – Ma. Nalvinha de Souza – Acesse o link da transmissão ao vivo
09h00 – Mesa Redonda Estratégias e transformações educacionais para engajamento – Dr. Adriano Canabarro Teixeira e Dra. Letícia Rocha Machado – Acesse o link da transmissão ao vivo
10h30 – Sessão Técnica – Artigos – Acesse o link da transmissão ao vivo
13h30 – Painel de Produção Técnica – Acesse o link da transmissão ao vivo
14h00 – Troca de Experiência com Coordenadores de Curso – Dr. Antônio Carlos Gomes e Dra. Marize Lyra Silva Passos – Acesse a sala virtual da apresentação
14h00 – Troca de Experiência com Coordenadores de Polo – Ma. Rosane Maria Muñoz e Esp. Balbino Vargas Guisso – Acesse a sala virtual da apresentação
14h30 – Minicursos (link abaixo, na descrição de cada minicurso)
17h30 – Premiação de melhores trabalhos e encerramento do evento – Acesse o link da transmissão ao vivo


Minicursos

Produção de Material Educacional Digital (MED)

Apresentar subsídios básicos para a produção de Materiais Educacionais Digitais (MED) em textos, apresentações, animações, podcast e videos. No ensino tradicional a centralidade da transmissão do conteúdo está no docente, sendo o material didático um apoio. Contudo, na perspectiva das Metodologias Ativas o material didático passa a ser central no processo de ensino e aprendizagem. A proposta de Materiais Educacionais Digitais (MED) vai ao encontro desse novo contexto educacional.

Acesso: https://meet.google.com/xsg-mfsd-oqw


Como criar um MOOC?

Aprender, praticar e tirar dúvidas sobre o processo de construção de MOOCs no Ifes. Minicurso relacionado ao curso MOOC “Como criar um MOOC?”, visando divulgar, trabalhar na prática e tirar dúvidas.

Acesso: https://meet.google.com/cqw-rhgs-acw


Gamificação na Educação

Utilizar os elementos dos jogos como forma de motivar alunos. Utilizar a gamificação pode ajudar no engajamento e motivação nas aulas, sejam elas presenciais ou a distância.

Acesso: https://meet.google.com/wbw-igbn-xre


Linguagem Corporal no Ambiente Virtual – Experiências em videoaulas

Este minicurso tem a finalidade de apresentar e recomendar sobre a importância da linguagem corporal na elaboração de videoaulas e nos processos de ensino e aprendizagem. Pela demanda crescente de professores em ambiente virtual que necessitam de elaborar videoaulas e também usar o recurso para aulas conectadas.

Acesso: https://meet.google.com/dwv-qwbo-mif


Gamificando com Classcraft

O minicurso Gamificando com Classcraft traz a proposta de criar atividades lúdicas utilizando os elementos que promovem a dinâmica, mecânica e componentes, com base no modelo proposto por Alves (2015). O objetivo deste minicurso será utilizar a plataforma Classcraft no processo de gamificação no ensino. Serão abordados os conceitos de jogos digitais e os cursistas desenvolverão um mundo épico e terão oportunidade de compartilhar e jogar/testar dos demais colegas.

Acesso: https://meet.google.com/zno-tvgp-oxs


Oficina Online de Robótica Educacional de Mary Keller

A Oficina Online de Robótica Educacional de Mary Keller faz uma referência à irmã Mary Kenneth Keller, que foi a primeira mulher a se tornar doutora em Ciência da Computação e que se destacou na história da computação por atentar para o uso educacional do computador em tempos em que a computação servia prioritariamente aos interesses de guerra. Dentro de uma proposta educacional de formação de professores da área tecnológica, a oficina online de robótica educacional de Mary Keller se apresenta como uma proposta de oficina híbrida que será ministrada parte online pela plataforma meet e tinkercad e parte off-line na plataforma Mooc. Esta oficina tem como objetivo promover uma reflexão e reorientação para estratégias de inovação nas práticas educativas e prepará-los quanto a utilização da aprendizagem criativa através do pensamento computacional, da programação e de pequenos projetos robóticos com sua área de atuação.

Acesso: https://meet.google.com/wen-vzhn-tna?pli=1&authuser=0


Entre likes e emojis: como produzir textos didáticos digitais mais acessíveis e atraentes.

O propósito da oficina é fornecer aos participantes conhecimentos gráfico e pedagógico básicos para a produção de textos didáticos digitais capazes de manter o interesse dos alunos, sem descuidar das questões inclusivas. Em um primeiro momento, os participantes serão apresentados a aspectos teóricos sobre: utilização de fontes e cores no contexto digital; linguagem mais adequada na construção dos textos; importância das imagens e vídeos com objetivos pedagógicos; e uso de hiperlinks que forneçam vinculação do conteúdo com a realidade, entre outros. Posteriormente, os participantes serão convidados a debater, por análise comparativa, sobre cases de boas práticas na construção de textos didáticos digitais acessíveis e atrativos.

Acesso: https://meet.google.com/dte-dkxa-ubo


Aprendizagem Criativa: que bicho é esse?

Iremos trabalhar os conceitos da aprendizagem criativa entremeando a teoria ao longo de uma prática de construção da Aldeia Criativa (https://aprendizagemcriativa.org/pt-br/atividade/aldeia-criativa). A partir de materiais simples descartáveis encontrados em casa, cada pessoa será levada a refletir sobre sua comunidade a partir de questões norteadoras como “Como seria a nossa comunidade se pudéssemos construí-la coletivamente para um futuro melhor? Como seria a escola? Como seriam os parques, os espaços e transportes públicos? Como seriam as pessoas?”. Ao longo da construção, abordaremos os temas da aprendizagem criativa e levaremos os participantes a experimentar seus conceitos, conhecer o movimento e fazer parte dele.

Acesso: https://meet.google.com/hgy-vydy-qdf


Simulador Tinkercad e suas contribuições para o uso do Arduíno

Em virtude da pandemia pelo Covid 19, desde 2020, é possível observar e vivenciar que o mundo vem sendo transformado com implementações de medidas que reforçam o distanciamento social, com a finalidade de minimizar os riscos de contaminação, buscando prevenir a saúde da população. Nesse mesmo viés, em contexto educacional, o uso das ferramentas digitais, vem ganhando destaque, revelando-se cada vez mais, uma alternativa interessante e eficaz para professores e alunos como novas possibilidades de aprendizagem, permitindo que estes sujeitos interajam ainda que de modo virtual, mas de forma segura. Nesse contexto, o uso de simuladores, como o Tinkercad, tem se apresentado como uma excelente ferramenta online de design de circuitos elétricos e analógicos para o uso do Arduíno.

Acesso: https://meet.google.com/mev-rkgm-wzv


A utilização das Representações Visuais na Educação

O objetivo do minicurso é ensinar os profissionais da educação a utilizar as representações visuais na construção de materiais didáticos e em aulas expositivas e dialogadas. As representações visuais poderão ser utilizadas nas modalidades de educação presencial e a distância, oferecendo conhecimentos e condições que potencializam o planejamento e a construção de recursos educacionais por meio da representação visual. A técnica utilizada para o desenvolvimento desta habilidade será o pensamento visual.

Acesso: https://meet.google.com/gha-ueoj-kqd