Arthur B. Powell
PhD em Educação com ênfase em Matemática pela Rutgers University, em New Jersey; Mestre em Ciência Matemática pela University Michigan; Bacharel em Artes da Matemática e Estatística pela Hampshire College, em Massachusetts E.U.A. Foi o fundador de colaborações internacionais em educação matemática por meio de parcerias estabelecidas entre educadores da Rutgers University, Moçambique, África do Sul, Brasil e Haiti. Leciona, desde 1981, na Rutgers University. Atualmente, é professor do Departamento de Educação Urbano, na faculdade de Artes e Ciências e participa do Conselho Editorial do Journal of Mathematical Behavior, do Boletim GEPEM: Boletim do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (publicado no Brasil) e do BOLEMA: Boletim de Educação Matemática (publicado no Brasil). Dirige, ainda, o Grupo de Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Matemática Learning.
Henrique Manuel Alonso da Costa Guimarães
Pós-Doutor em História do Ensino da Matemática pela Universidade da Geórgia, no College of Education; Doutor em Educação, especialidade em Didática Matemática, pela Universidade de Lisboa; Mestre em Educação, pela Universidade de Lisboa; Licenciado em Engenharia Eletrotécnica, pelo Instituto Superior Técnico. Atuou como professor visitante convidado do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Sta. Catarina (2008/09) e lecionou no curso de Mestrado em Educação do Instituto Superior de Ciências da Educação de Luanda, Angola (2012). Atualmente, é professor associado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde atua desde 1985. Também é membro do Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Coordenador do Curso de Doutoramento em Educação e Didática da Matemática, e Coordenador da Disciplina de Metodologia de Investigação I, do curso de Mestrado em Educação e Coordenador do curso de Mestrado em Ensino da Matemática..
Carla Beatris Valentini
Doutora em Informática na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003); Mestra em Psicologia do Desenvolvimento pela mesma universidade; Licenciada em Filosofia, pela Universidade de Caxias do Sul. Atua, desde 1996, com professora titular da Universidade de Caxias do Sul e do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado e Doutorado. Tem experiência nas áreas de Tecnologias na Educação, Psicologia da Aprendizagem e Educação Inclusiva. Atualmente, coordena o Observatório Docência, Inclusão e Cultura Digital sendo, também, Coordenadora do projeto de pesquisa “Formação de professores para Inclusão: Ampliação do Objeto de Aprendizagem Incluir”. É pesquisadora dos projetos “Objeto de Aprendizagem Incluir: contribuições para a inclusão de pessoas com deficiência física na escola” e “Escola aumentada: cartografias digitais e mobilidade para a aprendizagem e a cidadania”.
Andréa Poletto Sonza
Doutora em Informática na Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008); Mestra em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004); Especialista em Psicopedagogia Institucional, pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2000); Graduada em Ciência da Computação, pela Universidade de Caxias do Sul (1994). É, atualmente, assessora de Ações Inclusivas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, tratando de temas relacionados às ações afirmativas, inclusão de pessoas com necessidades educacionais específicas, valorização étnico-racial e questões de gênero e sexualidade. Possui experiência em EaD e na área de Informática na Educação Inclusiva, principalmente no que se refere a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas, Desenho Universal, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade à Web e Inclusão Sociodigital.
André Ribeiro Reichert
Doutor em Linguística Aplicada, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2015); Mestre em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006); Graduado em Pedagogia, com ênfase em Orientação Educacional, pela Universidade Luterana do Brasil (2002). Atualmente, é professor efetivo da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando nas áreas relativas aos Cursos de Letras Libras. Possui experiência na esfera de Educação de Surdos, desde a Educação Básica até o Ensino Superior; e no ensino de Libras para alunos ouvintes, com ênfase em the cheapest way to move long distance, Educação e Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação de Surdos, Libras, Estrutura Gramatical, Tradução, Educação e Bilinguismo.
Ariadna Pereira Siqueira Effgen
Doutora (2017) e Mestre (2011) em Educação, pela Universidade Federal do Espírito Santo; Graduada em Pedagogia (2005), pela mesma universidade. Trabalhou como docente na área de Educação Especial da Rede Estadual de Ensino e na Prefeitura Municipal da Serra. Lecionou, também, como professora substituta na Universidade Federal do Espírito Santo e da Faculdade São Geraldo. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva. Atualmente, é professora de Educação Infantil, na Prefeitura Municipal da Serra, e membro dos Grupos de Pesquisa “Formação, Pesquisa-Ação e Gestão em Educação Especial” ( GRUFOPEES/CNPq) e “Educação Especial: formação de profissionais, práticas pedagógicas e políticas públicas de inclusão escolar” (EEFPP/CNPq).
Dalila Gusmão Carletti
Especialista em Arte e Educação (2014), pelo Centro de Estudos Avançados em Educação e Pesquisa (CESAP); Licenciada em Música (2012), pela Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES). Trabalhou como revisora de textos e partituras em Braille, no Núcleo de Educação Especial da FAMES (2009 a 2012). Possui experiência como professora de Arte e de Música em escolas das redes estadual e municipal no Espírito Santo. Atua como revisora de Textos Braille, no Centro de formação de Treinadores e Instrutores de Cães-Guia, do Instituto Federal do Espírito Santo, campus de Alegre.
Edgar Alvarenga Simões
Especialista em Educação Inclusiva (2014) e Licenciado em Letras Libras (2012), pela Universidade Federal de Santa Catarina. Possui experiência na área de Educação Básica e na Educação Superior. Atuou como professor de Libras no Atendimento Educacional Especializado, na Secretaria de Estado da Educação (SEDU), e também no curso bacharelado de Letras Libras, na Universidade Federal de Espírito Santo. Atualmente, é professor no Instituto Federal do Espírito Santo, lotado no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor).