Histórico

Nos anos de 2011 e 2012, o Ifes/Campus Serra sediou o I e o II Encontro de Informática na Educação, e ambos os eventos tiveram como proposta possibilitar reflexões e discussões quanto às pesquisas desenvolvidas nas áreas de Informática e Educação a partir dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), realizados pelos alunos da turma de 2010 e 2011 do curso de Pós-graduação em Informática na Educação, ofertado na modalidade de EaD.

Em 2014, além do III Encontro de Informática na Educação, aconteceu simultaneamente o I Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo, ambos com o objetivo de realizar debates sobre as tendências que surgiam em tecnologias educacionais. Em novembro do mesmo ano, o Cefor/Ifes, atual denominação do antigo Cead, promoveu o I Seminário de Formação e Educação a Distância e o VI Encontro de Capacitação Continuada – UAB.

Em maio de 2015, foi realizado o II Encontro Regional de Educação e Tecnologia do Espírito Santo, junto ao qual também ocorreu o IV Encontro de Informática na Educação. E, seguindo a programação dos eventos dos anos anteriores, o Cefor/Ifes também realizou, no dia 28 de novembro de 2015, o II Seminário de Formação e Educação a Distância e o VII Encontro de Capacitação Continuada – UAB.

Em virtude do sucesso de crítica e de público das versões anteriores, no ano de 2016 o Cefor congregou, de forma regionalizada, todos os eventos anuais previstos em um único, englobando as temáticas que têm sido trabalhadas desde 2011, transformando-os em um Congresso Regional. Como no ano de 2016 seria realizado o III Seminário de Formação e Educação a Distância, decidiu-se nomeá-lo como III Concefor – Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, de forma a dar continuidade e não perder o histórico dos eventos anteriores. Dada a nova localização física do Cefor, em 2016, o III Concefor foi realizado em Vitória e passou a ser regional, ganhando maior abrangência.

Em 2017, foi realizado o IV Concefor, que teve como objetivo ampliar e fortalecer um espaço  de discussão e reflexão da comunidade acadêmica de formação continuada e EaD sobre práticas pedagógicas e tecnologias educacionais, promovendo ações que contribuíssem para o alcance da interconexão entre educação e tecnologias. Para alcançar esse objetivo, no IV Concefor foram realizadas discussões sobre EaD e formação de professores, na perspectiva do uso da mediação tecnológica e das metodologias ativas e inovadoras. O evento proporcionou diferentes formatos de interação e debate entre os participantes, tais como mesas-redondas, palestras e grupos de trabalhos, com a presença de convidados, profissionais do Cefor e de outros campi do Ifes, todos especialistas do campo da educação, estabelecendo diálogo aberto com o público participante.