Orientações para Submissão

Os trabalhos submetidos ao VII Congresso Regional de Formação e Educação a Distância passam por um processo de julgamento do tipo blind peer review (revisão cega por pares). Dessa forma, na primeira submissão do trabalho para avaliação, a identidade, a afiliação institucional do autor e qualquer informação que o identifique deverão ser omitidas, caso contrário, a submissão do trabalho será automaticamente cancelada.

A avaliação será realizada pelos membros do Comitê Científico do VII Concefor, composto por pesquisadores de reconhecida atuação nas áreas relacionadas aos eixos temáticos.

Cada trabalho submetido será avaliado por pelo menos dois avaliadores, membros do Comitê Científico do VII Concefor, e a aceitação ou não do trabalho será decidida pelos coordenadores do comitê científico do VII Concefor, conforme os pareceres dos avaliadores.

As submissões de artigos para as comunicações científicas deverão ser realizadas com base nos eixos temáticos a seguir.

Eixo 1 – Políticas educacionais, Currículo e Formação de Educadores

Engloba ações, estudos e pesquisas que abordem políticas públicas, currículo e/ou formação inicial e continuada de educadores, nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido, em espaços formais e não formais. Incluem-se, ainda, estudos sobre projetos de extensão, Pibid, Proeja, Parfor, ensaios, revisões sistemáticas e outros.

Eixo 2 – Metodologias e Práticas Pedagógicas Inovadoras

Engloba trabalhos de investigação que abordem metodologias e práticas pedagógicas inovadoras nos contextos da educação básica, profissional, tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido, nas diversas áreas do conhecimento. Incluem-se, ainda, estudos realizados no contexto da pandemia.

Eixo 3 – Educação não formal, Sustentabilidade, Diversidades e Inclusão Social

Engloba trabalhos de investigação que abordem experiências em educação não formal, sustentabilidade, diversidades e inclusão social nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido. Incluem-se estudos relacionados às temáticas indígena, afrodescendente, educação inclusiva, de gênero e outras. 

Eixo 4 – Tecnologias Digitais na Educação

Engloba estudos e pesquisas que abordem o uso ou desenvolvimento de tecnologias digitais nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial, a distância e híbrido. Incluem-se estudos sobre design educacional, softwares educacionais, objetos de aprendizagem, Moocs, ambientes virtuais, jogos digitais, mídias e outras tecnologias educacionais. Incluem-se, ainda, estudos realizados no contexto da pandemia.

CRONOGRAMA

*Observação: os autores dos trabalhos aprovados deverão fazer nova submissão até o dia 11/06/2024 com os ajustes solicitados pelos avaliadores e que constam no email que receberam com a notificação de aceite.

COMO SUBMETER UM  TRABALHO AO VII CONCEFOR

Os trabalhos submetidos ao VII Concefor podem ser nas modalidades de  Artigo  e Produção Técnica. 

As produções técnicas que poderão ser  aceitas para apresentação no VII Concefor são as seguintes: produtos educacionais de Mestrados Profissionais, jogos educacionais, aplicativos e Moocs.

O artigo submetido ao VII Concefor deve conter de 5 a 10 páginas, com omissão de qualquer informação que possa identificar os autores (nomes, instituição, etc.) e deve estar em formato LibreOffice Writer ou Microsoft Word, conforme o modelo a seguir.

Modelo do Artigo do VII Concefor

A submissão da produção técnica deve estar na forma de resumo com no máximo 500 palavras e com indicação do link do vídeo (que deverá ter tempo máximo de 4 minutos) com a apresentação da produção técnica, conforme o modelo a seguir.

Modelo de Resumo da Produção Técnica do VII Concefor

Para que um artigo ou uma produção técnica sejam incluídos nos Anais do VII Concefor, é necessária a inscrição de pelo menos um dos autores e o envio da versão final do artigo ou produção técnica no formato indicado pelo VII Concefor. Para que todos os autores do artigo ou produção técnica apareçam nos anais, todos os nomes devem aparecer no cadastro do artigo. 

Para submeter o seu trabalho, acesse o sistema de submissões de trabalhos do VII Concefor.

# Submeter trabalhos (Submissões em breve)

> ATENÇÃO: Baixe aqui o template para sua apresentação.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do evento pelo e-mail submissoes.concefor@ifes.edu.br.