Submissões

Resultado da avaliação dos trabalhos – Concefor 2017

Resultado das submissões

Observação: os autores dos trabalhos aprovados deverão fazer nova submissão, via sistema OCS, até o dia 19/06/2017, com os ajustes solicitados pelos avaliadores, que constam no email que receberam com a notificação de aceite.

 

Como realizar as Submissões

As submissões de artigos para as Comunicações Científicas poderão ser realizadas com base nos seguintes Eixos Temáticos:

Eixo 1 – Políticas educacionais e currículo

Engloba estudos e pesquisas que abordem políticas públicas e/ou currículo, relacionados à formação de educadores nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial e a distância.

Eixo 2 – Formação inicial e continuada de educadores

Engloba ações, estudos e pesquisas que abordem a formação inicial e continuada de educadores nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial e a distância, em espaços formais e não formais. Incluem-se, ainda, estudos sobre projetos de extensão, Pibid,
Proeja, Parfor e outros.

Eixo 3 – Metodologias e Práticas Pedagógicas no contexto da Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica

Engloba trabalhos de investigação que abordem metodologias e práticas pedagógicas nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial e a distância, nas diversas áreas do conhecimento.

Eixo 4 – Educação não formal, Sustentabilidade, Diversidades e Inclusão Social

Engloba trabalhos de investigação que abordem experiências em educação não formal, sustentabilidade, diversidades e inclusão social nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial e a distância. Incluem-se estudos relacionados às temáticas indígena, afrodescendente, educação inclusiva, de gênero e outras.

Eixo 5 – Tecnologias Digitais no processo educativo

Engloba estudos e pesquisas que abordem tecnologias digitais nos contextos da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial e a distância. Incluem-se estudos sobre design educacional, softwares educacionais, objetos de aprendizagem, jogos, mídias e outros.

Eixo 6 – História e memória dos processos educativos

Engloba trabalhos de investigação que abordem história e memória da educação básica, profissional e tecnológica e superior, nas modalidades de ensino presencial e a distância. Incluem-se estudos sobre a historiografia do processo educativo.

Datas Importantes

  • Evento: 10, 11 e 12 de Agosto de 2017.
  • Período de submissão de trabalhos: 14/04 a 14/05  18/05 (Não haverá prorrogação).
  • Resultado final: 12/06.
  • Envio da versão final formatada: 18/06.

 

 

Os Trabalhos

Tanto os trabalhos de Comunicação Oral como os trabalhos de Pôsteres submetidos para serem apresentados em Sessões Paralelas no IV Congresso Regional de Formação e Educação a Distância, passam por um processo de julgamento, do tipo blind peer review (revisão cega por pares). Dessa forma, na submissão do trabalho para avaliação, a identidade, a afiliação institucional do autor e qualquer informação que o identifique, deverão ser omitidas. A avaliação será realizada por uma Comissão Técnica composta pelos membros do Conselho Científico do Concefor e de outros pesquisadores com reconhecida atuação na área. Cada trabalho será avaliado por ao menos dois revisores, membros da Comissão Técnica do Congresso. O resultado final da avaliação de cada submissão, que corresponde à média das avaliações dos revisores, será o indicador decisório para a aceitação de trabalhos científicos e apresentação nas sessões paralelas do Congresso.

Em função do resultado final da avaliação, alguns trabalhos poderão ser direcionados para apresentação em Sessão de Pôsteres.

Submissão dos Trabalhos

1. A submissão dos Trabalhos será realizada única e exclusivamente por meio do sistema disponível no site.
2. As orientações para cadastro e acesso ao sistema de submissão dos trabalhos podem ser encontradas na página de  Orientações para Submissão.
3. O modelo do artigo que deve ser submetido está disponível em .doc e em .odt. As normas de padronização dos trabalhos estão disponíveis na página Orientações para Submissão no tópico Normas de Padronização dos Trabalhos.
4. Na primeira rodada de submissões, todos os trabalhos, mesmo aqueles que serão apresentados na modalidade pôster, deverão seguir o modelo de artigo disponibilizado seguindo as normas de submissão estabelecidas. Após avaliação dos trabalhos, será disponibilizado o modelo de pôster para apresentação de trabalhos aceitos para apresentação em pôster nos dias do evento.
5. Ao submeter os trabalhos, os autores ficam cientes que para apresentação no Congresso será necessária a presença e pagamento de inscrição de pelo menos um dos autores.
6. No trabalho a ser submetido, na versão enviada para avaliação, deve ser omitida qualquer informação que possibilite a identificação dos autores.
7. Logo, após a submissão de um trabalho, uma mensagem automática será enviada para o endereço eletrônico da pessoa que realizou a submissão, confirmando o procedimento.

Nota importante: a emissão de certificados da comunicação oral e pôsteres está condicionada à apresentação do trabalho. Somente os autores que apresentarem o trabalho receberão certificados de apresentação.

Modelo do Pôster

Acesse o modelo do pôster (modelo em .ppt e modelo em .odp) a ser editado com as informações do trabalho que será apresentado no evento.

Dúvidas

Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do evento através do e-mail submissoes.concefor@ifes.edu.br.