Yuriko Yamamoto Baldin
É Licenciada e Bacharel em Matemática, tendo Mestrado e Doutorado em Matemática, pela Universidade Estadual de Campinas, Pós-doutorado em USA, tendo participado de visitas científicas no Japão. É membro do corpo editorial do Eletronic Journal of Mathematics and Technology e da Editora LIMC-UFRJ. Atua, por mais de 30 anos, na Universidade Federal de São Carlos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e atualmente como professora sênior, após aposentadoria. atua com pesquisas na área de Matemática, sub-área Geometria Diferencial, concentrando-se ultimamente no Ensino de Matemática, especialmente nas sub-áreas de Formação Inicial e Continuada de Professores, Desenvolvimento de Materiais Didáticos, Métodos de Ensino e Aprendizagem de Matemática, Desenvolvimento e Problemática dos Currículos, Utilização das Tecnologias no Ensino da Matemática, relacionados aos temas: uso de softwares/tecnologias no ensino, geometria diferencial, ensino integrado, conexão entre as matemáticas básica e superior, resolução de problemas e a análise de erros como estratégias de ensino e pesquisa, Lesson Study, integração entre o concreto, o lúdico e o abstrato, Matemática de Singapura. Trabalhou na Rede Nacional de Formação Continuada de Professores do MEC e atua como assessora ad-hoc na Área de Ensino da CAPES. Atuou por 3 vezes no PNLD-MEC e, também, como expert da JICA em cursos de capacitação de professores em Bolívia. Foi coordenadora regional da OBMEP, de 2005 a 2013, e atualmente desenvolve o Projeto de Integração da OBMEP na formação continuada de professores. É credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas da UFSCar, orientando dissertações na área de Ensino de Matemática, especializada em Metodologia de Lesson Study e de Resolução de Problemas. Foi representante do Brasil na ICMI-IMU, 2008-2012, membro eleito do Comitê Executivo do ICMI, de 2013 a 2016, e reeleita para novo mandato a partir de 2017. Foi coordenadora do Projeto Klein de Matemática, em Português, de 2010 a 2014, e membro do Design Team do The Klein Project for 21st century do ICMI-IMU. Foi membro efetivo do Comitê de Programa Científico do 12 ICME-!MU em Seul, 2012, do Comitê Científico do EARCOME-ICMI em Cebu, Filipinas, em 2015, e atua como Coordenadora Geral do projeto CANP-ICMI-IMU em Peru, 2016.
Endereço para acessar o currículo: http://lattes.cnpq.br/8785562528979416
Mara Lucia Fernandes Carneiro
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978), especialização em Metodologia do Ensino Superior (PUCRS, 1987) e em Informática na Educação (PUCRS, 1992), mestrado em Ciência da Computação pela PUCRS (1996) e doutorado em Informática na Educação pela UFRGS (2003). Foi Vice-Coordenadora do Núcleo de Apoio Pedagógico à Educação a Distância (NAPEAD/SEAD) entre 2010 e 212 e Secretária de Educação a Distância (SEAD/UFRGS) na gestão 2012-2016. Professora Associada II do Departamento de Psicologia Social e Institucional Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde atua na formação básica em Psicologia Social e suas relações com as tecnologias em diversos cursos da universidade. Como pesquisadora, os temas de interesse são educação a distância, formação de docentes e tutores para a EaD, produção de objetos de aprendizagem e suas vinculações com a cognição e os processos de subjetivação.