Palestrantes


Daniel Mill

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde trabalha como docente, chefe do Departamento de Educação e gestor de Educação a Distância (EaD). Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorados pela Universidade Aberta de Portugal e pela Universidade de Coimbra-Portugal. É membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. É líder do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens) e, como pesquisador, tem interesse particular pela interseção das temáticas: Trabalho Docente, Tecnologias, Linguagens, Cognição, Aprendizagem e Educação a Distância • mill@ufscar.br • Lattes: http://lattes.cnpq.br/1515286597269486




Adriana Pionttkovsky Barcellos

Possui graduação em Ciências Econômicas (1996), Licenciatura Plena em Matemática (2008), Mestrado (2011) e Doutorado em Educação (2016) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atua como servidora pública federal no cargo de Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – Ifes. Atualmente é Pró-reitora de Ensino do Ifes. Também atua como professora convidada e professora formadora de cursos de formação de professores. Iniciou no magistério em 1988 e tem ampla experiência na Educação Básica, nas áreas docente, administrativa e na gestão pedagógica da rede pública e da iniciativa privada. Participa de estágios e atividades letivas na Educação Superior e em Programas de Pós-Graduação Lato Sensu. Desenvolve projetos e pesquisas científicas nas áreas de currículo e formação de educadores. Integra o Núcleo de Pesquisa e extensão em Currículos, Culturas e Cotidianos da Universidade Federal do Espírito Santo.



Adriano Canabarro Teixeira

Adriano Canabarro Teixeira concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação [Conceito 7 Capes] na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS em 2005, período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Três – Itália. É pós-doutor em Educação [Conceito 6 CAPES] pela UFRGS com apoio do CNPq e, também, Pós-Doutor Sênior CNPq no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação [Conceito 7 Capes]. É Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação [Conceito 5 Capes] – Mestrado e Doutorado- e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática [Conceito 4 Capes] – Mestrado e Doutorado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. É o idealizador dos Seminários Internacionais de Cultura Digital e coordenador das sete primeiras edições. É o idealizador dos projetos Berçário de Hackers, Escola de Hackers, Escola de Hackers Avançada e Academia White Hat da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. É líder-fundador do Grupo de Educadores Google Passo Fundo, líder-fundador do grupo B-Lab Girls, ligado ao programa Meninas Digitais da Sociedade Brasileira da Computação, membro da Rede de Inovação para a Educação Brasileira do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), da Rede Nacional de Ciência para Educação e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Sócio-fundador da T&F Educational e CEO de Pesquisa e Inovação do B-LAB Learning Space. Já realizou conferências TEDx e na Campus Party Brasil. Atualmente é, também, Secretário de Educação do Município de Passo Fundo/RS.


Luis Otoni Meireles Ribeiro

Luis Otoni Meireles Ribeiro. Pós-doutor em Educação (UFSC), Doutor em Informática na Educação (UFRGS), Mestre em Tecnologia (UTFPR), Especialista em Educação Continuada e a Distância (UNB), Especialista em Controle de Processos (CEFET-MG). Profissional que atua na Educação Profissional de nível técnico e tecnológico desde 1988 no IFSul. Chefiou e implantou o Departamento de Educação a Distância do IFSul. Integrou a equipe que auxiliou a SETEC/MEC na elaboração do catálogo nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. Implantou e coordenou o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes para a Educação Profissional no CEFET-RS. Representante dos Institutos Federais no Comitê Gestor da Associação Universidade em Rede (UniRede). Pesquisador no Grupo de Trabalho de EAD para o CONIF/FDE. Atua como professor na Licenciatura em Computação, no Doutorado e Mestrado Profissional em Educação e Tecnologia e no Curso Técnico em Eletromecânica do IFSul. É líder do Grupo de Pesquisa – TEDCOM – Tecnologias Educacionais na Conectividade e Mobilidade.


Leticia Rocha Machado

Possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005), Mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007), Doutorado em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Também realizou Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação na UFRGS (2013-2019). É coordenadora e professora da Unidade de Inclusão Digital de Idosos (UNIDI) da UFRGS, no qual são ofertados cursos de extensão para o público com mais de 60 anos, além de realizar pesquisas sobre a temática.  É pesquisadora atuante como revisora das principais revistas interdisciplinar sobre informática na educação, tanto nacional como internacional, participa como pesquisadora de três grupos de pesquisa: Núcleo de Tecnologia Digital Aplicada à Educação (NUTED/UFRGS), Laboratórios de Experimentação Remota (RExLab/UFSC) e Educação e Envelhecimento: múltiplas interfaces (UFRGS).